domingo, 30 de dezembro de 2007

Do you smoke?

Sou fumador. 

Fumo porque gosto, pelo prazer que me dá inspirar o fumo e sentir a nicotina apoderar-se de mim. Sei muito bem os males do tabaco, tal como todos os fumadores. Sei, também, que é incómodo entrar-se em muitos sítios e ser-se obrigado a fumar o fumo usado dos outros, eu mesmo me sinto às vezes incomodado. 

A preocupação do Estado Português pela saúde do tuga é, à partida, de louvar. Pensar que eu comecei a comprar tabaco quando um Português (na altura "Suave") 'vermelho' custava pouco mais de 350 escudos (para os mais distraídos, 1 EUR = 200,482 ESC) e agora, pouco mais de 6 anos depois, custa 3 euros, sendo que não vai parar por aqui... 

Porquê? 

Porque o Estado diz preocupar-se com a saúde tuga. Isto seria verdade se os 80% do custo de cada maço de tabaco que é inflacionado pelo Estado fosse usado para tratar quem sofre de doenças causadas pelo fumo, para descobrir eficientes meios de largar o vício e para ajudar quem se compromete a largá-lo. A única preocupação do Estado é, na verdade, arranjar mais receitas, de tal modo que, em inícios de 2006 ou 2007 (já não me recordo com exactidão), o Ministro das Finanças afirmou que, devido à significativa queda nas vendas de tabaco, ter-se-iam que encontrar novas formas para continuar a que a mesma quantidade de dinheiro entre nos cofres do Estado. 

Isto é preocupação? 

O mais giro é a nova lei que entrará daqui a pouco mais de 24 h em vigor que proíbe o fumo em muitos locais públicos, tais como restaurantes, discotecas, estabelecimentos de ensino e centros comerciais, com muitas condicionantes e excepções pelo meio que exigem áreas mínimas e máximas entre muitas outras.

É uma obsessão cega a quem gosta de fumar. 

Eu não sou anormal. 

Há quem goste de carros rápidos, quem goste de cerveja, quem goste do Tony Carreira ou de Metallica... eu gosto de fumar... e de Metallica... e de cerveja. É assim que se pretende diminuir o tabagismo? Quanto a mim é porreiro: em vez de uma pausa de 5 minutos para puxar um LM 'vermelho' (mudei de marca, entretanto...) a meio da aula, demorarei mais tempo a descer ao pátio e a subir de volta à sala, levando os mesmo 5 minutos para o fumar. Quem perde, sei-o muito bem, sou eu, mas ainda sou livre para fumar na rua e, enquanto o puder fazer, fá-lo-ei.

Sem comentários: